Dicas do Concurseiro Mentor - Controle da Ansiedade | Concurseiro Mentor - Oficial de Justiça do TJRS

Dicas do Concurseiro Mentor - Controle da Ansiedade


Administrar a ansiedade durante a preparação e também na hora da prova é fundamental.

Estudar se sentindo ansioso (nervoso), reduz muito a capacidade intelectual e promove pensamentos intrusos que poluem a mente e desviam a atenção.

Fazer a prova nesse estado é uma condição para a ocorrência do famoso "branco",  do não lembro de nada, mesmo estudando tudo.

Para esta situação existe solução, seja pelos seus próprios meios, baseando-se na autoconsciência ou até mesmo buscando ajuda médica e utilizando medicamentos.

"Autoconsciência significa uma compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos". Daniel Goleman - Liderança:

A autoconsciência é a capacidade de percebermos como estamos nos sentindo para converter sentimentos perturbadores em outros que sejam produtivos. 

Muitas pessoas tem a característica de aumentar o foco em situações estressantes, servindo a ansiedade controlada como estímulo para alcançar o resultado, mas esse limite precisa ser adequadamente administrado.

"Quaisquer que sejam nossos melhores talentos, a autoconsciência nos ajudará a utilizá-los ao máximo." Daniel Goleman - Foco.

Share this: