A Importância da Preparação Antecipada | Concurseiro Mentor - Oficial de Justiça do TJRS

A Importância da Preparação Antecipada


A preparação para um concurso público passa por algumas fases que precisam ser muito bem exploradas pelo candidato, são elas.

1- Definição do foco: em quais instituições pretende trabalhar? Bancárias, Jurídicas, Policiais, Educacionais, Tributárias, entre outras.

2- Preparação Extensiva: baseada nos editais anteriores, com maior atenção às disciplinas gerais, melhorando o desempenho em Português, Matemática, Raciocínio lógico, Informática, Direito Constitucional, Legislação Institucional. Momento de buscar auxilio para o controle da ansiedade, de iniciar a maratona de estudo com a preparação física necessária, de investir tempo e recursos financeiros.

3- Preparação Intensiva: hora de intensificar, não de começar. Ela inicia com o lançamento edital atual, revisando e testando os conteúdos já estudados e agregando os novos que eventualmente apareçam de um edital para outro. 

Esperar o edital para começar a estudar é a receita ideal para o fracasso e frustração.

Normalmente entre a divulgação do edital até a prova o candidato terá aproximadamente 60 dias apenas.

O sucesso acontece quando o foco é definido no tempo médio da validade do concurso anterior, portanto, é preciso estar atento à validade dos concursos da instituição desejada.

Enquanto o foco não estiver definido, começar por português é uma boa dica.

A preparação psicológica é fundamental para enfrentar a pressão pessoal, familiar e social ao longo do tempo de estudo que pode variar de 1 a 5 anos.



Share this: