Benefícios da Carreira Pública | Concurseiro Mentor - Oficial de Justiça do TJRS

Benefícios da Carreira Pública


O trabalho iniciativa privada, em uma empresa ou por conta própria, gera a possibilidade de um patamar de ganho elevado maior, mas poucos chegam até lá. Além disso, o risco também é maior.
Outro aspecto é que o emprego privado pode ser conquistado mais rapidamente, enquanto o cargo público depende de uma preparação que pode se prolongar por meses ou anos até a conquista da vaga.
No serviço público, a admissão é feita por meio de concurso público, que podem ser de provas objetivas, discursivas e análise de títulos, diferente das análises subjetivas das empresas.
Na iniciativa privada, o salário é estabelecido pelo empregador, respeitado o salário mínimo vigente e o piso da categoria, se houver.
No serviço público, os salários são estabelecidos em lei, e o candidato já sabe quanto vai ganhar. Via de regra, os salários iniciais são mais altos em relação ao mercado privado para o mesmo nível de escolaridade, ressalvados os casos pontuais de profissionais muito bem sucedidos na iniciativa privada.
Na iniciativa privada o empregado fica à disposição da empresa, muitas vezes precisando trabalhar além do horário combinado e em dias não úteis também.

Na administração pública existe um horário definido de trabalho.
Na iniciativa privada, o profissional pode ser demitido com motivo ou sem motivo.

Na administração pública existe a estabilidade que só é perdida em casos bem específicos.

Share this: